PROGRAMAS

Direitos Humanos

 

 

 

Direitos Humanos

 

O Disque Denúncia atua no combate à violência contra a pessoa idosa, contra as mulheres, pessoas com deficiência e contra crianças e adolescentes, monitorando as denúncias cadastradas, com o objetivo de priorizar e qualificar o atendimento.

O serviço possui parceria com órgãos especializados no combate a violação de direitos, tais como: Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (DEAPTI), Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV), Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, com a Delegacia da  Criança e Adolescente Vítima (DCAV), Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), além dos Conselhos Tutelares; enviando as denúncias e solicitando providências.

 

 

     

 

 

Violência contra o idoso

De acordo com o Estatuto do Idoso, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público zelar pela qualidade de vida, saúde e bem-estar dos idosos. Abandono, negligência, agressão física e verbal, apropriação de pensão ou aposentadoria, são normalmente as violações sofridas pelos idosos.

Violência contra a criança e ao adolescente

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nenhuma criança ou adolescente poderá ser objeto de discriminação, exploração, violência, crueldade ou qualquer forma de negligência. 


Violência contra a mulher

De acordo com a convenção de Belém do Pará e a lei Maria da Penha, qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na privada, é considerado violência.

Violência contra pessoas com deficiência

É assegurada a proteção e a segurança das pessoas com deficiência que se encontram em situações de risco.
  

 


Para auxiliar os órgãos responsáveis pela proteção e fiscalização, o Disque Denúncia está disponível para receber denúncias com informações sobre todos os tipos de violação dos direitos humanos.

 


ONDE ESTAMOS

Centro, Rio de Janeiro, RJ
+55 (21) 2240-7501
contato@movrio.org.br

Newsletter